Linha de Financiamento ao Setor Social
O ABANCA apoia as Entidades da Economia Social (EES) no contexto socioeconómico extraordinário resultante do aumento dos custos de energia.
Conheça as condições.
O ABANCA aderiu à Linha de Financiamento ao Setor Social, lançada pelo Banco Português de Fomento e o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, em parceria com as Sociedades de Garantia Mútua.
Esta linha, com uma dotação de 120 milhões de euros, foi criada para apoiar as entidades da economia social tendo em conta o atual contexto social e económico resultante do aumento dos custos de energia.
As operações ao abrigo desta linha destinam-se a satisfazer as necessidades de financiamento e investimento, seja no âmbito da transição ambiental, ou no âmbito da concretização de novos projetos ou de requalificação de equipamentos sociais.
Beneficiários
- Entidades da Economia Social (EES) que sejam Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) ou entidades equiparadas sem fins lucrativos e certificadas, quando aplicável, localizadas em território nacional, com atividade principal enquadrável na lista de CAE indicada no Documento de Divulgação, e que cumpram cumulativamente os requisitos indicados nesse mesmo Documento.
Montante máximos de financiamento
- 1.500.000€
Garantia Mútua
- Até 80%
Prazo do financiamento
- Até 10 anos, podendo ser estendido até 15 anos, após acordo entre mutuante e mutuário e no respeito pelo regime de auxílios de Estado aplicável.
Carência de Capital
- Até 36 meses após a contratação
Vigência
- Até 31 de dezembro de 2024
Para mais informações e condições específicas consulte o Documento de Divulgação ou contacte o/a seu/sua gestor/a de conta ABANCA.
Para saber mais...
DOCUMENTAÇÃO