ABANCA obtém um resultado de 330 milhões de euros e incrementa o crédito concedido em 52%
A entidade alcançou uma taxa de rentabilidade perto dos 9%, sustentada no crescimento das receitas recorrentes e na margem comercial.
- Rentabilidade: O resultado liquido superou os 330 milhões de euros e a taxa de rentabilidade ficou perto dos 9%. A margem comercial melhorou sustentadamente, trimestre a trimestre.
- Qualidade do risco: A qualidade dos ativos, medida pelo rácio de morosidade, melhorou 28%, ficando abaixo da média do setor. A taxa de cobertura cresceu até 63%, muito acima da média do setor, refletindo a prudência na gestão de risco.
- Solvência: ABANCA mantém-se entre uma das entidades mais capitalizadas da Europa, com um rácio CET1 de 16%. Ampla margem face às exigências do supervisor, com um "superavit" de 1.574 M€ face aos requisitos do BCE.
- Liquidez: Com uma liquidez superior a 10.900 milhões de euros, ABANCA cumpriu, em dezembro de 2015, os requisitos mais exigentes de Basileia III.
- Dinamismo comercial: Foco no cliente com medidas para melhorar a experiência ABANCA, que se traduziu em aumentos no negócio e nas receitas. O crédito concedido, principalmente a famílias e empresas, aumentou 52%. A produção de novos seguros cresceu 35% e o património de fundos e planos cresceu 27%.
Em 2015 ABANCA obteve um resultado superior a 330 milhões de euros. Este resultado assenta em quatro pilares: o crescimento das receitas recorrentes graças ao relançamento da atividade com pme´s e particulares; a evolução positiva da margem comercial; a melhoria da qualidade do crédito e a solidez dos rácios de capital e liquidez.
O banco, com sede na Galiza, reforçou a sua posição no mercado de retalho, núcleo do seu negócio, com um crescimento tanto na concessão de crédito como na captação de recursos de clientes. A comercialização de fundos de investimento, planos de pensões e seguros registou também um importante incremento, permitindo ao banco diversificar as suas fontes de rentabilidade.
O forte dinamismo da atividade comercial com clientes da banca de retalho permitiu gerar mais receitas recorrentes. A margem comercial aumentou trimestre a trimestre ao longo de todo o ano, enquanto as receitas pela prestação de serviços registou um crescimento significativo, graças ao bom comportamento das principais linhas.