Dicas para abrir uma conta poupança para os seus filhos
Descubra todas as dicas essenciais antes de abrir uma conta poupança para os seus filhos e garanta um futuro melhor para eles.
Tudo o que deve saber antes de abrir uma conta poupança para os seus filhos
Tão certo como o Natal ser em dezembro, quando nasce um filho, uma das primeiras coisas que a maioria dos pais faz é abrir-lhes uma conta poupança de modo a garantir um melhor futuro para os seus petizes.
Para além do clichê de financiar a ida dos filhos para a universidade, abrir uma conta bancária para menor de 18 anos pode servir para concretizar uma infinidade de objetivos, incluindo servir de fundo de emergência para ultrapassar um qualquer obstáculo que se atravesse no caminho.
Se a ideia de tornar o futuro dos seus filhos mais simples, venha conhecer com que linhas se cose uma conta poupança para filhos.
O que é uma conta poupança para menores?
Na prática, uma conta poupança para menores de 18 anos é uma conta bancária aberta pelos pais ou pelos representantes legais da criança quando ela nasce ou durante a sua menoridade e que, normalmente, serve para assegurar o seu futuro financeiro.
De sublinhar que, este tipo de conta, só pode ser movimentada por quem assinou o contrato e, após os 18 anos, pela criança. Durante a menoridade da criança, o representante legal pode depositar dinheiro na conta poupança para filhos ao longo do tempo.
Caso assim queiram, os pais ou os representantes legais da criança, podem solicitar, junto do banco, a emissão de um cartão de débito para utilização pessoal do menor.
Entre estas contas poupança, é de destacar o Depósito a Prazo Kids e a Conta Futuro até 28 anos do ABANCA que permitem dar aos seus filhos uma rede de segurança financeira até ao momento em que eles atingem a maioridade ou comecem a trabalhar.
Quando proceder à abertura da conta poupança para menor?
A melhor forma de maximizar a rentabilidade da conta poupança para filhos é abri-la nos primeiros meses de vida.
Apesar de ser esta a estratégia recomendada, pode abrir uma conta poupança para os seus filhos até ao momento em que estes perfizerem 17 anos.
A abertura da conta poupança para menor não poderia ser mais simples. Através dos meios online ou num balcão físico do banco, basta que o representante legal da criança apresente o documento de identificação do menor (o titular da conta), o seu documento de identificação, comprovativo de morada e profissão.
Uma dica: caso o seu filho tenha mais de 6 anos na altura da abertura de conta, leve-o consigo e aproveite para lhe dar uma pequena aula prática de literacia financeira explicando-lhe que o dinheiro que será depositado servirá para que ele, no futuro, possa estudar ou até comprar um carro.
Benefícios de abrir uma conta poupança para filhos
Como já fomos aflorando ao longo deste artigo, abrir uma conta poupança irá trazer uma série de benefícios ao seu filho.
Entre eles, contam-se:
-
Serve de almofada financeira para o Futuro
Abrir uma conta poupança para o seu filho menor, vai não só garantir-lhe um melhor planeamento de metas de poupança no longo prazo, como, sobretudo, dar aos seus petizes a oportunidade de iniciarem a sua vida adulta com uma almofada financeira que lhes vai permitir estudar, comprar o primeiro carro ou até dar entrada para uma casa.
-
Acesso a produtos de poupança
A contratualização de uma conta poupança para filhos, irá dar-lhe acesso a produtos específicos de poupança que lhe permitirão maximizar o pé-de-meia ao longo dos anos pelos juros associados.
-
Fomenta a literacia financeira dos seus filhos
A existência de uma conta poupança pode servir de mote para introduzir os seus filhos aos primeiros conceitos de poupança, como é o caso da necessidade de colocarem uma percentagem do dinheiro que recebem de prenda na conta bancária.
-
Fomenta uma boa gestão do dinheiro
Ao permitirem que, na adolescência, os menores ou os seus representantes legais peçam um cartão de débito, as contas poupança podem servir de catalisador para uma maior responsabilidade financeira do adolescente, uma vez que vai ter a oportunidade de tomar decisões sobre a gestão do seu dinheiro.
-
Isenção de comissão de manutenção
Por norma, as contas poupança para menores oferecem isenção de comissão de manutenção de conta, algo que vai permitir reduzir o seu esforço financeiro.