Como aproveitar os museus gratuitos aos domingos
Descubra como aproveitar ao máximo os museus gratuitos aos domingos. Dicas práticas para desfrutar da arte e cultura sem gastar nada.
Saiba como aproveitar os museus gratuitos aos domingos
A Arte e a Cultura, quando nascem, são para todos. É com este pensamento na cabeça que o Estado português decidiu abrir os seus museus, monumentos e palácios ao público de forma gratuita ao domingo e feriados.
É verdade, já não há desculpa para não se deslumbrar com os tesouros que “escondem” na lista de 26 museus, monumentos e palácios sob tutela da DGPC (Direção-Geral do Património Cultural).
Impreterivelmente, aos domingos e feriados, a entrada nestes templos da Cultura é livre ao longo de todo o dia levando a que, cada vez mais portugueses, pensem em escapadinhas de fim-de-semana que incluem uma paragem obrigatória em algumas destas joias do Estado português.
Se a curiosidade foi aguçada, venha connosco conhecer esta lista de museus gratuitos aos domingos e alguns dos roteiros culturais mais interessantes que pode fazer ao longo de um fim-de-semana.
Começamos pela lista dos 26 magníficos monumentos e museus gratuitos aos domingos.
Quais os monumentos e museus gratuitos aos domingos?
Como referimos, na lista da DGPC, encontramos um total de 26 museus, monumentos e palácios que podemos visitar ao domingo sem que tenhamos de pagar. Note-se, contudo, que a grande maioria deles se situa em Lisboa.
Eis a lista completa onde poderemos encontrar 5 monumentos património mundial da UNESCO, 15 museus nacionais e 2 palácios nacionais:
Museus gratuitos aos domingos
Lisboa
-
Mosteiro dos Jerónimos;
-
Torre de Belém;
-
Panteão Nacional;
-
Palácio Nacional da Ajuda;
-
Museu do Chiado/Museu Nacional de Arte Contemporânea;
-
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves;
-
Museu Nacional da Música;
-
Museu Nacional de Arte Antiga;
-
Museu Nacional de Arqueologia;
-
Museu Nacional do Azulejo;
-
Museu Nacional dos Coches;
-
Picadeiro Real;
-
Museu Nacional de Etnologia;
-
Museu de Arte Popular;
-
Museu Nacional do Teatro e da Dança;
-
Museu Nacional do Traje.
Porto
- Museu Nacional de Soares dos Reis.
Tomar
- Convento de Cristo.
Alcobaça
- Mosteiro de Alcobaça.
Batalha
- Mosteiro de Santa Maria da Vitória.
Mafra
- Palácio Nacional de Mafra.
Peniche
- Museu Nacional da Resistência e da Liberdade.
Coimbra
-
Museu Monográfico de Conímbriga-Museu Nacional;
-
Museu Nacional de Machado de Castro.
Évora
- Frei Manuel do Cenáculo.
Viseu
Museu Nacional Grão Vasco.
Dois roteiros para uma escapadinha de fim-de-semana cheia de Arte, Cultura e História
A oferta é enorme e diversificada, mas com a organização certa e um cartão de débito ABANCA ou um cartão de crédito ABANCA Silver com contactless e acesso à conta bancária 24 horas por dia do ABANCA no bolso para estadia e alimentação, as portas dos dois roteiros que temos para lhe oferecer estão abertas. Abertas e gratuitas.
Roteiro pela História de Portugal
O primeiro roteiro que temos para lhe dar a conhecer é aquele a que chamamos o “Roteiro pela História de Portugal”, um passeio por alguns dos monumentos grátis em Lisboa que melhor ilustram a história do nosso país ao longo dos seus quase 900 anos de vida.
De metro, comboio ou táxi, é fácil chegarmos à zona ribeirinha de Lisboa, lugar onde, em apenas 8 km quase em linha reta, podemos visitar o Panteão Nacional, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional dos Coches e o Museu de Arte Popular.
Como este roteiro que nos leva a conhecer algumas das figuras, objetos e edifícios que marcaram a longa História de Portugal se estende por uma das zonas mais nobres e movimentadas da capital, podemos ainda acabar com o dia com um concerto no Centro Cultural de Belém ou uma saída noturna no sempre cativante Cais do Sodré.
Aproveite a entrada gratuita em museus e divirta-se com o que a capital tem para oferecer.
Roteiro da Resistência
No ano em que se celebram os 50 anos da Revolução de 25 de abril de 1974, os museus e monumentos nacionais juntam-se à efeméride e celebram com grande pompa esta data incontornável do Portugal contemporâneo.
Aproveitando a mobilidade oferecida pelo Metro de Lisboa, aproveite para tomar parte nas múltiplas celebrações do cinquentenário do 25 de abril que, um pouco por todo lado, vão ganhando corpo. Um deles dá pelo curioso nome de “Novo Estalo Novo” e leva ao Museu Nacional de Etnologia uma peça que junta pessoas que viveram no antigo regime e celebraram nas ruas a revolução do 25 de abril de 1974 e que se propõe refletir sobre a história do país e, como diz o manifesto da obra, “sobre os corpos que nele habitam”.
Para continuar a celebrar o 25 de abril pela tarde de domingo dentro, recomendamos que pegue no carro e se dirija até Peniche para um almoço de peixe fresco na Tasca do Joel, poiso habitual dos muitos surfistas que procuram as fantásticas ondas da zona.
Depois de forrado o estômago, é altura de visitar o Museu Nacional da Resistência e da Liberdade instalado na antiga prisão da Fortaleza de Peniche.
Local onde figuras emblemáticas da luta contra a ditadura conheceram a prisão, como é o caso de Álvaro Cunhal, a Fortaleza de Peniche é hoje a casa de todos os resistentes ao fascismo oferecendo ao visitante várias exposições, visitas guiadas às instalações da antiga prisão e várias atividades, entre as quais se destaca a “Conhecer o Museu e Cidade” que nos leva por um roteiro pela resistência e solidariedade entre os presos políticos e habitantes de Peniche.