Quer construir casa? Conheça as diferentes etapas.
Se quer construir casa, saiba que será necessário passar por diferentes etapas. Com o ABANCA podemos ajudar-lhe a explicar todas as dúvidas.
Quer construir casa? Conheça as diferentes etapas
Construir casa é o sonho de muitas pessoas. A ideia de ter um lar exatamente como se imagina é, para muitos, um dos grandes objetivos de vida. Mas, se ter casa própria é um sonho, a burocracia pode rapidamente torná-lo um pesadelo. Este artigo irá ajudá-lo a entender as diferentes etapas envolvidas na construção de uma casa, desde o projeto até à inspeção final para que este seja um processo mais tranquilo.
Construir Casa em 4 Etapas
-
1. Terreno
Antes de iniciar qualquer etapa do processo de construção, é necessário ter um terreno adequado.
-
2. Pedido de Informação Prévia (PIP)
Depois de escolhido o terreno, deve avançar com o Pedido de Informação Prévia, ou simplesmente PIP. Este procedimento é realizado junto da Câmara Municipal, e tem como objetivo garantir que o projeto proposto está de acordo com o Plano Diretor Municipal (PDM) e com as normas urbanísticas em vigor.
-
3. Licença de Construção
Após a emissão do parecer favorável por parte da Autarquia Local sobre o PIP, segue-se o projeto de arquitetura da obra, também este a submeter à apreciação da Câmara Municipal.
-
4. Construção da casa
Comece por decidir quanto ao tipo de construção que pretende.
1. Terreno
Se já possui um terreno deve, primeiramente, validar junto da autarquia local se este dispõe de:
-
Permissão para construção;
-
Limites relativos à área de construção a ocupar;
-
Limite de números de pisos.
Se não tem terreno e vai iniciar a procura, lembre-se que é importante considerar fatores como:
-
Possibilidade de construir no local e respetivas condições - para saber esta informação consulte o Plano Diretor Municipal (PDM) online ou na Câmara Municipal;
-
Localização - terrenos localizados junto a escolas e serviços como Finanças, Bancos, Escolas, Centro de Saúde, Padarias, entre outros, são habitualmente mais valorizados;
-
Tamanho;
-
Topografia;
Importante: peça sempre a Certidão do Registo Predial, bem como a Caderneta Predial do terreno para garantir que não existem encargos associados (por exemplo hipotecas ou penhoras).
2. Pedido de Informação Prévia (PIP)
O PIP é importante para evitar investimentos desnecessários e para garantir que o projeto será aprovado na fase seguinte, que é o licenciamento da obra.É um procedimento opcional, mas que pode trazer muitos benefícios para os proprietários que desejam construir.
Ao realizar o PIP, o proprietário deve apresentar um conjunto de informações relativas à localização e ao que pretende construir.
É relevante ressaltar que o PIP não é uma licença para construção, mas sim um procedimento que permite conhecer antecipadamente as condições de construção na área em questão. Portanto, mesmo após a aprovação do PIP, é necessário obter a licença de construção junto à autarquia.
Importante: O PIP tem uma validade de um ano, podendo ser prorrogado por mais seis meses a pedido do interessado. No entanto, caso haja alterações significativas no projeto, será necessário apresentar um novo pedido de informação prévia.
3. Licença de Construção
Depois de aprovado o projeto de arquitetura da obra, é necessário entregar os projetos de especialidade, designadamente os respeitantes a: água, gás, esgotos, eletricidade ou comunicações.
Assim que obtiver a aprovação dos projetos, é emitida a licença de construção. A partir deste momento, pode avançar com a construção da casa.
4. Construção da casa
Tem, pelo menos, três opções a considerar:
-
tradicional, feita a partir de tijolo;
-
modular, com divisões pré feitas;
-
pré-fabricada, construída previamente. No terreno só necessita de ligação de água, luz, comunicações e saneamento.
Depois de decidir o tipo de casa que pretende será importante pedir vários orçamentos e optar por aquele que serve melhor os seus interesses.
Escolha o orçamento que oferece o que procura pelo preço com o qual se sente confortável, não escolha apenas o mais baixo, pois este pode ser feito com base na aquisição de materiais de menor qualidade que, a longo prazo, podem implicar custos acrescidos. Certifique-se de que o orçamento é específico e cumpre com o pretendido.
Opções de Financiamento para Construir Casa
Crédito habitação para construção
O Crédito habitação para construir casa é semelhante ao crédito para aquisição de imóveis, ainda que com as diferenças assinaláveis:
-
No crédito habitação o montante aprovado é disponibilizado no momento da escritura, enquanto no crédito habitação para construção o montante é distribuído por tranches, de acordo com a evolução da obra;
-
No crédito habitação para construir casa beneficia de um período de carência de capital durante 24 a 36 meses. Durante este período só paga os juros.
O melhor será contactar o seu banco e perceber qual a melhor solução para o seu caso, já que há opções para quem ainda não tem terreno e precisa de crédito para a sua aquisição e ainda para as obras, assim como opções para quem precisa de crédito apenas para a construir casa ou, ainda, apenas para despesas com pequenas renovações ou um projeto de decoração.