Conhece as vantagens do Débito Direto?"
Saiba as principais vantagens do Débito Direto e dicas de utilização. O ABANCA explica-lhe como funciona e como facilita o seu dia-a-dia.
Conhece as vantagens do Débito Direto?
Prático e fácil de gerir, o débito direto requer alguma cautela na hora de usar. O ABANCA ajuda-o a perceber as vantagens desta forma de pagamento que ajuda a assegurar pagamentos recorrentes sem esquecimentos. Leia informações adicionais sobre o débito direto ABANCA aqui.
O que é o débito direto?
Este serviço possibilita ao cliente realizar pagamentos periódicos de forma automática através da conta bancária ABANCA. As utilizações mais comuns desta funcionalidade são os pagamentos relacionados com o fornecimento de serviços (telecomunicações, serviços energéticos, seguros, rendas de casa, ginásios e prestações de crédito).
A autorização de débito direto do cliente ao prestador de serviço é necessária para ativação deste método de pagamento. Por sua vez, a ativação no ABANCA deste método de pagamento pode ser realizado através da entidade credora e fornecendo o IBAN.
Quais as principais vantagens do débito direto?
O débito direto é ainda um tema que não é consensual, se há quem não viva sem ele há pessoas que evitam e têm muitas dúvidas sobre esta modalidade de pagamento. Por suscitar alguma desconfiança ou receio de facultar o acesso à conta bancária, o ABANCA apresenta as principais vantagens deste serviço.
Evita multas ou juros
Uma das principais vantagens desta modalidade é evitar multas ou juros, uma vez que o pagamento é feito de forma automática, sem esquecimentos ou outras situações. Com o débito direto pode pagar a conta da água, eletricidade, telecomunicações ou ginásios dentro do prazo limite.
Método cómodo e rápido
É inegável que a possibilidade de liquidar faturas sem ter de sair de casa ou sem se preocupar com o dia limite de pagamento é mais cómodo e rápido do que mensalmente validar todas as faturas e proceder aos respetivos pagamentos em caixas Multibanco ou plataformas de home banking.
Com o débito direto ABANCA pode estabelecer limites de débito por cobrança, atribuir data de validade e alterar ou anular a ordem.
Segurança
A maior preocupação com a utilização de débito direto é a possibilidade de ser cobrado um valor acrescido na fatura. O que os consumidores não sabem é que estão defendidos desta situação.
Explicamos como:
-
Em primeiro lugar, antes de qualquer processamento receberá a respetiva fatura, caso note alguma irregularidade no valor a ser cobrado basta cancelar o pagamento desse mês e perceber junto da entidade prestadora o valor associado à sua fatura.
-
Depois, como já referimos, no débito direto é possível definir um limite máximo a ser cobrado por cada entidade mensalmente, assim o banco não processará o pagamento.
-
Por fim, pode contestar a sua fatura e exigir o reembolso do valor cobrado.
Cancelar ou desativar um pagamento
Se pretender inativar um pagamento direto só precisa de se dirigir a um terminal de Multibanco, selecionar a autorização respetiva e alterar o estado para inativo. A partir desse momento as cobranças dessa entidade prestadora são rejeitadas e nenhum pagamento é efetuado.
É importante saber que a inativação de um pagamento através deste método não corresponde à rescisão do contrato de prestação de serviços. Para este fim deve contactar o respetivo prestador.
As empresas podem aderir a este método de pagamento?
Se é dono de uma empresa pode também ativar este método de pagamento no seu negócio. Para este efeito existem dois modelos:
-
Modelo CORE: permite à empresa prestadora de serviços cobrar montantes a particulares e/ou empresas.
-
Modelo B2B (Business-to-Business): Exclusivo para débitos entre empresas.
O modelo B2B tem vantagem em relação ao modelo CORE uma vez que obriga o banco a confirmar a autorização de débito antes de realizar qualquer pagamento.