10 Dicas para a Decoração de Quarto de Bebé.
Sinta todo o entusiasmo desta época extremamente especial com o ABANCA a oferecer 10 dicas para a decoração de quarto de bebé!
10 Dicas para a decoração de quarto de bebé
A decoração do quarto de criança é uma das partes mais entusiasmantes da espera pelo novo membro da família. Mais do que a preparação de um espaço, é a criação de um ambiente de boas-vindas que vai acolher o bebé assim que chegar.
Se está prestes a fazer a decoração de quarto de bebé, mas não sabe por onde começar, confira estas 10 dicas. Garantimos que vão fazer toda a diferença!
-
1.Planeie com antecedência a sua decoração de quarto de bebé
Antes de começar a comprar móveis, tintas e têxteis, esquematize para verificar se tudo encaixa. Desenhe o espaço e teste a disposição através das medidas, combine várias cores para criar uma paleta harmoniosa e visualize toda a decoração no próprio espaço. Deste modo, saberá exatamente o que quer e o processo será facilitado.
-
2.Escolha um estilo
O primeiro passo é a seleção de um estilo de decoração em que possa basear todas as escolhas seguintes.
Procura um ambiente moderno e calmo? Cores neutras, móveis lisos e retos, objetos funcionais e poucos outros elementos são uma boa aposta se procurar uma decoração minimalista, que inspire a tranquilidade.
Se preferir uma decoração colorida, existem imensas opções. Com animais, arco-íris ou figuras geométricas, o importante é equilibrar o uso das cores contrastantes com uma base neutra, como o branco, o cinzento ou o bege, para criar um cenário belo e estimulante.
Caso procure algo mais clássico, o mobiliário vintage pode revelar-se uma escolha acertada. Para a decoração de quarto de bebé menina, opte por tons como o rosa-bebé ou o lilás. Já para a decoração de quarto de bebé menino, os azuis e os verdes são os mais escolhidos.
-
3.Procure mobílias adaptáveis para a decoração de quarto de bebé
Otimize a utilização do espaço ao optar por estruturas que cumprem várias funções, podendo acompanhar o crescimento do bebé. Um berço ajustável que se transforme em cama ou um fraldário convertível em cómoda são alguns exemplos de opções versáteis, que poupam espaço e dinheiro.
-
4.Peça ajuda
Há sempre alguém que pode contribuir e tornar a decoração de quarto de bebé mais fácil. Uma família amiga que tem móveis e brinquedos de que já não precisa, um vizinho que é perito na pintura de paredes…. Faça uma lista de necessidades e averigue junto de familiares e amigos quem poderá dar uma mão.
Se precisar de apoio financeiro para conseguir o resultado idealizado, pode contar com o Crédito Casa a Estrear ABANCA, uma solução desenhada para garantir que não faltará nada na renovação ou decoração do seu lar.
-
5.Dê um pouco de si
Poucas coisas são mais pessoais do que colocar na decoração do quarto de bebé algo alusivo a cada familiar. Um peluche que foi do pai, um bordado feito pela avó ou algumas molduras com fotos dos tios e dos primos vão tornar o espaço mais acolhedor e garantir que a criança estará sempre acompanhada por boas memórias.
-
6.Use a criatividade
A decoração de quarto de criança é um ótimo pretexto para dar asas à imaginação e criar algo único. Uma parede com desenhos feitos pelos pais, um teto cheio de estrelas brilhantes ou uma cómoda pintada com todas as cores do arco-íris são algumas das ideias mais usadas para dar um toque especial ao espaço.
-
7.Invista na arrumação
A rapidez com que os quartos infantis se enchem de presentes, brinquedos e outros objetos é alucinante - muitas vezes, nem sabemos como acontece. Por isso, antecipe o caos e crie logo de início soluções de arrumação espaçosas, práticas e eficazes. O seu “futuro eu” vai agradecer.
-
Priorize a segurança
Quando pensamos em decoração de quarto de bebé, temos de pensar também na segurança. Afinal, este é o espaço onde a criança vai passar mais tempo, e é essencial que não se magoe ao movimentar-se. Tenha especial atenção às quinas dos móveis, a tomadas elétricas, a tapetes escorregadios, a móveis instáveis e a pequenos objetos que possam ser engolidos. Coloque proteções sempre que necessário.
-
Pense duas vezes
Todos os pais querem que os filhos tenham tudo a que têm direito. Contudo, no que toca aos bens materiais, esta pode não ser a melhor lógica. O quarto do bebé deve ser prático e funcional, com espaço para embalar, brincar e aprender. Para evitar a confusão, pergunte-se duas vezes antes de colocar lá algo novo e possivelmente desnecessário.
-
Adapte conforme necessário
Assim que a criança começar a usar o espaço, vai perceber que algumas disposições precisam de ser alteradas. É normal! Mantenha a mente aberta e procure sempre criar um espaço funcional e confortável, para o bebé e para os pais.