Como funciona a Energia Solar e os benefícios.
Conheça os benefícios da Energia Solar para a sua casa. O ABANCA explica-lhe a produção e utilização de energia verde para o seu dia-a-dia.
Como funciona a Energia Solar e os benefícios para a sua casa?
A energia solar é uma das fontes de energias renováveis disponíveis no planeta. Com o elevado crescimento e procura desta solução mais verde é importante perceber as suas vantagens assim como os benefícios para uma casa sustentável.
Energia solar: saiba como funciona
A energia solar é produzida através da luz e calor do sol para gerar energia renovável. Segundo a Direção Geral de Energia e Geologia, é até a fonte energética mais limpa e abundante.
Mas como é produzida esta energia? É simples, os raios solares são absorvidos por células com materiais semicondutores e a energia produzida é armazenada em baterias até ser utilizada. A corrente de energia solar pode ser usada em edifícios, automóveis ou pequenos aparelhos.
Se já decidiu instalar energia solar em sua casa, mas precisa de apoio com os custos iniciais, analise o Crédito Pessoal do ABANCA, criado para ajudar com estas renovações. Para maior facilidade, o ABANCA vai de encontro às suas necessidades dispondo de taxa fixa e taxa variável nos créditos disponíveis.
Vantagens e Desvantagens da Energia Solar
A energia solar apresenta mais vantagens do que desvantagens.
O ABANCA apresenta-lhe os principais tópicos de cada categoria:
Vantagens: - Energia limpa - É infinita e capaz de suprir as necessidades energéticas do planeta - Em Portugal, que apresenta elevado número de horas de sol, esta energia é viável. - O investimento inicial como o custo dos sistemas necessários à produção está a diminuir.
Desvantagens:
- A produção depende da incidência solar.
- Grandes instalações solares podem ter um impacto a nível ambiental devido à ocupação dos solos e aos materiais utilizados na produção de células fotovoltaicas.
Como podemos usar a energia solar em casa?
Antes de usufruirmos da energia produzida é importante perceber que a sua produção não é igual ao longo do dia e muito menos, ao longo do ano. É produzida consoante a incidência de sol, o que significa que a quantidade de eletricidade gerada vai depender da luz solar disponível.
Assim, é comum que a produção de energia seja maior entre as 12h e as 16h e nos meses em que o céu está maioritariamente descoberto.
Dicas de como usar a energia solar
- Utilize os eletrodomésticos de forma faseada
O uso dos eletrodomésticos deve ser bem planeado, evitando ligar vários aparelhos ao mesmo tempo. A dica é usar os eletrodomésticos que consomem mais quando a produção de energia é maior.
- Escolha eletrodomésticos de baixo consumo
Além de utilizar os eletrodomésticos de forma faseada, deve optar também por equipamentos mais eficientes, com etiqueta A, A+ ou A++. Eletrodomésticos com baixo consumo, apesar do investimento inicial elevado, traduzem-se em poupanças significativas na fatura da eletricidade devido à poupança no consumo energético.
- Troque as lâmpadas incandescentes
Substitua as lâmpadas incandescentes por umas de baixo consumo, como lâmpadas LED. Esta mudança pode representar poupanças até 90%, uma vez que têm uma vida útil de cerca de 25 anos. Embora as lâmpadas LED sejam mais caras, a poupança final é considerável.
Assim, opte por utilizar equipamentos com potências baixas, como impressoras, nas primeiras horas da manhã ou fim de tarde e durante as horas de maior luz solar aproveitar para ligar máquinas de louça, roupa e outros eletrodomésticos.
Benefícios fiscais do uso de energia
Particulares ou pequenos negócios vão beneficiar de incentivos fiscais para a produção de energia solar para autoconsumo. O principal apoio para a produção desta energia é a isenção de IRS até mil euros de rendimentos anuais que sejam gerados com a venda desta energia excedente.