Roubo de Identidade: Como prevenir
Sabe o que é o roubo de identidade, como o prevenir e as medidas a tomar quando acontece? O ABANCA esclarece as suas dúvidas.
Roubo de Identidade: Como prevenir e o que fazer quando acontece?
Hoje, mais do que nunca, a segurança dos dados está entre os assuntos da ordem do dia. A internet veio simplificar muitos processos, possibilitando realizar inúmeras operações através de um telemóvel ou computador. Compras, transferências bancárias, consulta de extratos, receção de correio, entre tantas outras atividades do quotidiano passaram a ser realizadas online.
Acresce o facto das redes sociais terem revolucionado a forma como a população comunica e se relaciona. Hoje, todos temos uma pegada digital com informações mais ou menos valiosas, mas será que estamos seguros? E o que acontece se formos vítimas de roubo de identidade? Ao longo deste artigo iremos abordar estas e outras questões para que esteja preparado para prevenir ou atuar numa situação de furto de identidade.
Roubo de Identidade: O que é?
Em termos precisos, segundo a Guarda Nacional Republicana (GNR), o roubo de identidade acontece quando se dá a apropriação de identidade de outra pessoa ou das suas informações pessoais.
A informação obtida poderá ser utilizada para cometer diversos atos ilícitos, entre os quais:
- Invadir as suas redes sociais e comunicar em seu nome;
- Criar perfis falsos nas redes sociais com informações suas, fazendo-se passar por si;
- Difamá-lo;
- Efetuar transferências das suas contas bancárias para outras, sem a sua autorização;
- Fazer compras, requerer empréstimos bancários, cartões de crédito ou débito em seu nome;
- Falsificar documentos;
- Bloquear ou abrir contas bancárias.
Lembre-se que o roubo de identidade, por si só, não constitui um ato punível por lei, a utilização dos dados recolhidos é que poderá ser utilizada para a prática de atos ilícitos como os listados acima.
É possível evitar ser vítima de roubo de identidade?
Respondendo de forma peremptória: não, contudo é possível ter hábitos e atitudes que o ajudarão a evitar ter de passar por este tipo de situações, como sejam:
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Estar atento à atividade nos seus perfis nas redes sociais para rapidamente detetar alguma irregularidade e agir sobre a mesma;
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Não partilhar palavras-passe, informações bancárias e outras informações pessoais nas redes sociais;
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Escolher palavras-passe fortes com mais de 8 caracteres, letras maiúsculas, números e caracteres especiais (ex.: !;#;?), como alguns sites já solicitam no momento de criação de conta;
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Monitorizar, com frequência, os movimentos das suas contas bancárias;
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Suspeitar de endereços que não conhece, mesmo que o nome do remetente lhe seja familiar. Uma das técnicas mais comuns para roubo de identidade é o phishing*, por isso aprenda a reconhecer emails fraudulentos e eliminá-los imediatamente mesmo antes de os abrir. Esteja atento a mudanças na linguagem do remetente e a links que lhe pareçam estranhos ou descontextualizados. Mantenha o sistema de antivírus operacional;
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Eliminar SMS de remetentes que não conhece e não aceitar fazer transferências para ninguém que o tenha solicitado através destas SMS, a menos que tenha a certeza de que está a enviar para a pessoa certa;
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Não fornecer dados confidenciais por mensagens, emails ou chamadas telefónicas;
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Destruir/Triturar documentos que contenham informações pessoais, em vez de apenas colocar no lixo, mantendo visíveis os seus dados.
Fui vítima de roubo de dados e identidade na internet, o que fazer?
Se suspeita que foi vítima de roubo de identidade deve:
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No caso de roubo de dados de acesso a redes sociais: procurar alterar os seus dados de acesso imediatamente. Caso não seja possível, entre em contacto com o apoio ao cliente. Caso a sua conta tenha sido copiada e alguém esteja a tentar fazer-se passar por si, denuncie a página e peça à sua rede de amigos e seguidores que faça o mesmo;
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No caso de se tratar de movimentos bancários que desconhece: contactar imediatamente o seu banco;
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Apresentar queixa;
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Cancelar documentos de identificação como o cartão de cidadão e o passaporte e solicitar novos.
Em suma
Ninguém está livre de poder ser vítima de furto de identidade, o importante é estar informado e saber o que fazer nesse caso. Lembre-se das dicas que aqui lhe deixamos e mantenha-se atento. O ABANCA está disponível para o ajudar.
*Phishing: é um método de “pesca” de dados pessoais, em que hackers tentam fazer-se passar por alguém ou por alguma instituição com o intuito de roubar a sua identidade para fins maliciosos, como sejam: burla, falsificação de documentos, entre outros. Pode ser feito via email ou sms (smishing).