Animais de Estimação: Quais os cuidados a ter em casa.
Conheça animais de estimação para ter em casa e os cuidados que deve ter. Para qualquer imprevisto o ABANCA tem o seguro ideal para si.
Animais de Estimação: Quais os cuidados a ter em casa
Segundo o Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC), em 2021, existiam mais de 2,7 milhões de animais de estimação registados, sendo 90% cães e uma grande parte furões.
Os portugueses não dispensam a presença de um animal doméstico em casa, há quem tenha mais que um e, até, de diferentes espécies. Trazendo alegria constante a qualquer casa é inevitável a ocorrência de pequenos problemas: sofás rotos, rodapés roídos, chinelos em fim de vida, e tantas outras situações.
Ter animais de estimação é uma responsabilidade, por isso, é importante estar preparado antes de embarcar nesta aventura. Aprender a conviver com pelo de animais ou os riscos nos móveis ou adaptar a decoração da casa pode ser alguns dos pontos a trabalhar de forma a receber o seu animal e proporcionar-lhe tudo o que precisa.
Reunimos 5 dicas para o ajudar a tornar a sua casa pet-friendly, no entanto, aconselhamos uma proteção extra com o Seguro Multirriscos Habitação ABANCA.
Dicas para uma casa pet-friendly
-
Tenha um espaço próprio para animais de estimação
É importante que tenha um espaço para o seu animal doméstico para que este reconheça que aquele espaço é dele. Considere, por exemplo um canto do escritório, da sala ou mesmo no hall de entrada. Se optar por um gato pode adquirir uma casota e um arranhador, já um cão precisará de uma cama e vários brinquedos.
-
Tenha sempre comida e água à disposição
Para acolher animais de estimação terá de ter sempre água e comida à disposição para que os animais possam satisfazer as suas necessidades sempre que precisarem. O ideal é conciliar esta dica com a anterior e manter um cantinho de comida e água. Em apartamentos é comum que esta divisão fique na cozinha, no entanto, pode também considerar uma marquise fechada ou uma despensa. No caso do seu animal de estimação ser um gato, mantenha nesta zona, também, a caixa de areia.
-
Cuidado com as plantas
Se é fã de plantas de interiores deve ficar a conhecer as plantas pet friendly, como por exemplo calatheas, orquídeas ou dracaenas. Algumas plantas ao serem ingeridas por animais de estimação podem ser venenosas, como por exemplo, monsteras, antúriosm espada de são Jorge e lírio da paz. São muitas as plantas que podem causar problemas graves ao seu animal de estimação, por isso é melhor evitá-las.
O que diz a lei sobre o ruído provocado por animais de estimação?
Se tem um animal de estimação em casa deve obedecer à Lei do Ruído, uma vez que os vizinhos podem chamar as autoridades a qualquer hora caso se sintam incomodados com o ruído do seu animal. Normalmente a polícia adotará medidas mais graves caso o ruído seja realizado entre as 23h e as 7h00.
Melhores animais de estimação para apartamento
A cada dia que passa, cresce o número de pessoas que decidem morar em apartamentos, principalmente nas grandes cidades. Por viver num apartamento, existem vários aspetos que deve considerar antes de adotar um animal de estimação. O espaço necessário assim como o seu estilo de vida e o tempo que dispõe influenciam na hora de escolher o animal mais adequado para si.
Para ajudar neste processo de decisão consciente, o ABANCA preparou uma pequena lista de animais de estimação pequenos que deve considerar para o seu apartamento:
-
Gato: graças à sua independência e facilidade de adaptação, o gato é provavelmente um dos melhores animais de estimação para apartamentos.
-
Hamster: Pelo tamanho pequeno ou pelos cuidados simples que requerem diariamente, os hamsters são uma a melhor opção para quem não tem tanta disponibilidade.
-
Coelho: Os coelhos anões são uma ótima opção para quem vive em apartamentos, mas não vive sem a companhia de um animal de estimação.
-
Tartaruga: Apesar do comportamento calmo deve saber que as tartarugas precisam de cuidados específicos consoante a espécie que escolher. Tartarugas de água e terra precisam de um habitat semiaquático enquanto umas tartarugas de terra precisam de uma alimentação equilibrada para fortalecer o sistema imunológico.
-
Cão: na hora de escolher um cão para apartamento tenha em conta critérios como o tamanho, a energia e exercício físico que requerem. Se tempo é algo que lhe falta opte por um cão mais calmo, com menos energia e que goste de passar o dia sem grande atividade.