Compreenda o que é o Intermediário de Crédito.
Se quer ajuda no processo de comprar casa e está com dúvidas, então com este artigo vai saber todas as informações acerca do intermediário de crédito!
Intermediário de Crédito:
Vantagens e Desvantagens
Está a pensar em comprar casa, mas tem dúvidas sobre o crédito habitação, as burocracias e as possibilidades? Não se preocupe: é normal.
Felizmente, existe alguém que o pode ajudar em todas as fases do processo, acompanhando-o com apoio personalizado e trabalhando para conseguir as melhores condições disponíveis: o intermediário de crédito.
Neste artigo, explicamos-lhe o que são e o que fazem os intermediários de crédito autorizados. Também listamos as principais vantagens e desvantagens de contratar um intermediário, para que, no momento de escolha, tenha todas as informações essenciais para tomar a melhor decisão.
O que é um intermediário de crédito?
O intermediário de crédito é uma entidade regulamentada e registada pelo Banco de Portugal. Tem o objetivo de ajudar os clientes a obter as melhores condições de empréstimos (à habitação ou outros), facilitando todo o processo.
De forma geralmente gratuita, esta pessoa ou empresa estabelece uma ponte entre o cliente e o prestador de crédito, apresentando-lhe as várias opções disponíveis no mercado, esclarecendo dúvidas e apoiando na escolha da opção que me melhor se adequa a cada cliente.
Vantagens de um intermediário de crédito
Fique a par dos principais motivos que o poderão levar a querer contratar um intermediário para facilitar o processo de obtenção de um crédito.
- Condições especiais
Por possuírem experiência e uma rede de parceiros de instituições bancárias com quem mantêm relações privilegiadas, os intermediários de crédito registados têm facilidade em negociar as condições dos créditos e em conseguir acordos especiais.
Assim, poderão conseguir condições mais benéficas para o crédito que procura, como, por exemplo, taxas de juro mais baixas do que aquelas praticadas pelas instituições bancárias.
- Rapidez do processo
Pedir um empréstimo envolve uma miríade de passos e burocracias. Os intermediários de crédito, ao estarem habituados a todo este processo, oferecem ao cliente uma forma mais prática e rápida de passar por ele. Fazem a consulta do mercado e comparam as ofertas dos bancos pelo cliente e apresentam-lhe os resultados da sua pesquisa, poupando-lhe tempo, dinheiro e energia.
- Acompanhamento personalizado
Ao escolher o acompanhamento de um intermediário, terá um conselheiro ao seu dispor ao longo de todo o procedimento de pedido de crédito. Deste modo, poderá esclarecer todas as suas dúvidas e optar pelas ofertas que melhor se adequam às suas necessidades específicas, sem precisar de fazer todas as pesquisas e comparações.
- Serviço gratuito
O serviço de um intermediário de crédito autorizado é, regra geral, totalmente gratuito. Por estarem vinculados a instituições, não cobram ao cliente nenhuma taxa pelos seus serviços. No entanto, existem também intermediários a título acessório ou não vinculado, que poderão cobrar pelo acompanhamento.
Desvantagens de um intermediário de crédito
Contratar um intermediário tem muitas vantagens, mas nem tudo é perfeito. Abaixo, falamos-lhe de algumas das possíveis desvantagens.
- Limitações no processo
O facto de ser o intermediário e não o próprio cliente a tratar do processo pode limitar as opções de escolha. Por um lado, o cliente tem menos controlo sobre os vários passos do procedimento, que ficam a cargo do intermediário.
Por outro lado, dependendo da entidade contratada, a rede de parceiros disponíveis pode ser mais limitada do que o ideal. Enquanto alguns intermediários trabalham com um leque abrangente de instituições bancárias e de crédito, outros têm uma lista limitada de opções, o que vai influenciar a proposta que conseguem para o cliente — poderá não ser a melhor que o mercado tem para oferecer.
Para contornar esta possível desvantagem, informe-se previamente sobre a rede de parceiros com a qual o intermediário de crédito que pretende contratar trabalha. Na altura de receber uma proposta, fará toda a diferença.
- Possibilidade de cobrança dos serviços
Em alguns casos, o serviço dos intermediários de crédito autorizados pode ter custos. Estes custos (preço dos serviços e outros encargos) devem sempre estar discriminados no contrato. Informe-se previamente sobre os valores e condições para garantir que escolhe a melhor opção para si.
- Perigo de burla ou fraude
Lembre-se: os intermediários de crédito não têm autorização para oferecer créditos ou outros serviços bancários. Existem algumas entidades no mercado que, fazendo-se passar por intermediários de crédito autorizados, tentam burlar os clientes através da oferta falsa destes produtos. Para se salvaguardar, faça questão de confirmar que a pessoa ou empresa que contrata para fazer a intermediação está presente nas listas de intermediários de crédito registados no Banco de Portugal.
Se pensa em comprar casa e procura um crédito com condições à sua medida, conheça o Crédito Habitação para Particulares ABANCA. Oferecemos opção de taxa fixa ou mista, spread competitivo e seguros associados, quer o seu propósito seja comprar uma habitação própria permanente, uma casa para arrendamento ou outros. Para ficar a conhecer todas as condições disponíveis e realizar uma simulação, não hesite em entrar em contacto connosco.