Dicas para Investir na Bolsa
Saiba tudo o que precisa para investir na bolsa com este artigo ABANCA. Dicas úteis para o investimento de valores no ABANCA.
Quer investir na Bolsa? Saiba tudo o que precisa
Tem algum dinheiro de lado e sabe que é possível investir, mas não sabe por onde começar? Comece com este artigo que explica, passo-a-passo, o que é a bolsa e como começar a investir nela.
O que é e como funciona a Bolsa?
Começando pelo início, a Bolsa de Valores é o mercado, físico ou virtual, onde se negoceiam ações de empresas, obrigações, fundos ou outros títulos financeiros. Tal como existem supermercados para comprar produtos, existe a bolsa de valores para comprar e vender ativos financeiros.
A Bolsa protege todos os interessados, permitindo a realização de transações reguladas e mais seguras. Por norma, a compra e venda não é feita diretamente entre comprador e vendedor. Habitualmente, as transações são feitas através de intermediários como sejam: gestores de investimento, plataformas ou corretoras, que procuram dar a melhor resposta possível ao solicitado pelo investidor. Na prática, isto significa que, caso queira começar a investir na Bolsa, poderá solicitar ao seu intermediário a compra de uma determinada ação pelo valor que estipular. O intermediário vai procurar no mercado se existe a ação pelo preço proposto e, caso exista, é feita a transação.
Possíveis opções de investimento:
-
Ações - títulos que representam o capital social de empresas (entidades emitentes);
-
Certificados - emitidos por uma instituição bancária;
-
EFTS e outros fundos de investimento;
-
Obrigações - são títulos representativos da dívida de uma empresa ou do Estado (entidade emitente) em relação a terceiros;
-
Warrants - valores mobiliários de duração limitada. Concedem ao investidor um direito sobre outros valores mobiliários ou ativos financeiros (“ativo subjacente”);
-
Matérias primas;
-
Câmbios;
-
Derivados - instrumentos financeiros complexos.
Mercados de Bolsas de Valores
Existem vários mercados para transação de ativos financeiros, em seguida apresentam-se as principais nos Estados Unidos da América e na Europa:
-
EUA: NYSE (principal bolsa de valores dos Estados Unidos da América), Nasdaq e CME.
-
Europa: Euronext para o mercado italiano, português, francês e holandês; Xetra para o mercado alemão; OMX para os países nórdicos; SIX para o mercado suíço e a Eurex, uma bolsa europeia de derivados.
6 Dicas para começar a investir
Ditam as boas práticas que para começar a investir, o investidor deve:
- 1
Descobrir qual o seu perfil de investidor
- 2
Estudar sobre investimentos adequados ao seu perfil
- 3
Definir um portfólio de investimento de acordo com o seu perfil
- 4
Analisar os seus recebimentos e gastos e verificar qual o valor que sobra
- 5
Definir uma percentagem para investimento a partir da análise do valor sobrante
- 6
Pedir apoio a especialistas - Fale com o seu banco e procure saber que opções de investimento existem