Banca à Distância
-
O que é o SPIN?
O SPIN é uma funcionalidade de identificador para derivação da conta (proxy lookup/alias), que permite aos utilizadores de serviços de pagamento iniciarem transferências, a crédito e imediatas, indicando o número de telemóvel ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa singular ― ou o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) ― no caso de o beneficiário ser uma pessoa coletiva.
Pode enviar dinheiro sem ter o SPIN ativo, mas para receber tem de fazer a ativação.
Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
-
O que é a Chave ABANCA?
É um sistema inovador de verificação de identidade baseado na tecnologia de chave de acesso, também conhecida como Passkey, concebido para aumentar a sua segurança, mantendo a mesma experiência de utilizador.
As Passkeys utilizam o método de desbloqueio do seu dispositivo pessoal (o seu rosto, impressão digital ou PIN) para validar transações importantes e proteger as suas informações confidenciais. São completamente privadas, uma vez que os seus dados biométricos permanecerão exclusivamente no seu dispositivo e nunca serão partilhados com terceiros.
Passkey é um novo padrão de verificação de identidade criado pela FIDO Alliance e pelo World Wide Web Consortium. Proporciona o mais elevado nível de proteção, permitindo-lhe confirmar a sua identidade de forma segura, sem necessidade de introduzir palavras-passe de uso único.
-
Como ajuda a Chave ABANCA perante uma tentativa de phishing?
Ao ter a sua Chave ABANCA ativa, caso se veja envolvido numa tentativa de phishing e forneça as suas chaves a cibercriminosos, será mais difícil que se façam passar por si, pois é necessário que verifique a sua identidade com a sua Chave ABANCA, a qual só é acessível através do método de desbloqueio do seu dispositivo (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
-
Como ativar a Chave ABANCA no Mobile Banking?
Em dois passos simples - não demora mais de um minuto!
Abra o seu Mobile Banking e aceda à secção Segurança a partir do seu perfil.
Selecione Chave ABANCA e siga as instruções para concluir a ativação.
-
Quais os requisitos a cumprir para ativar a Chave ABANCA?
Para ativar a Chave ABANCA, o sistema operativo do seu telemóvel deve ser iOS 16, Android 9 ou posteriores. Além disso, deve ter um sistema de bloqueio no seu telemóvel.
Quando não puder usar a impressão digital, reconhecimento facial ou padrão, a Chave ABANCA pedirá o código de acesso do seu dispositivo ou a palavra-passe do sistema para autenticar as credenciais.
Em breve, iremos implementar a Chave ABANCA noutras plataformas, como no Online Banking.
-
Para que serve a proteção avançada da Chave ABANCA?
A proteção avançada dá-lhe mais controlo sobre a sua segurança. Ao ativá-la, será solicitada a sua Chave ABANCA quando fizer uma transferência de dinheiro, um pagamento ou qualquer outra operação importante.
Isto significa que, nestes casos, será sempre pedido que confirme a sua identidade através do método de desbloqueio do seu dispositivo (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
-
Como gerir as suas chaves de acesso da Chave ABANCA?
Pode aceder às suas Chaves ABANCA a partir da secção de Segurança do seu perfil.
Aqui, poderá consultar as que tem ativas, criar novas ou desativar as que já não utiliza.
-
O que acontece com a sua Chave ABANCA em caso de perda ou roubo do seu dispositivo?
A sua conta permanecerá segura, pois o ladrão não poderá aceder ao seu dispositivo sem o método de desbloqueio que configurou (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
A sua conta permanecerá segura, não será possível aceder ao seu dispositivo sem o método de desbloqueio que configurou (o seu rosto, impressão digital ou PIN).
Poderá sempre aceder às suas chaves de acesso a partir de qualquer outro dispositivo associado à sua conta Apple ID ou Google ID para recuperá-las ou apagá-las. No caso de não ter essa configuração, consulte as recomendações de segurança da Apple e do Google.
Neste caso, é importante que entre em contacto connosco o mais rapidamente possível para que possamos continuar a manter a sua conta protegida.
-
Como trata o ABANCA os seus dados com a Chave ABANCA?
O ABANCA respeita a privacidade dos seus clientes. Ao criar a chave de acesso, permite que, para realizar algumas operações, se verifique a sua identidade. Para isso, solicita-se ao dispositivo que valide a identidade através do sistema de desbloqueio configurado (rosto, impressão digital ou PIN). O PIN ou dados biométricos são armazenados apenas no dispositivo, não serão partilhados com terceiros.
Encontre mais informações sobre o tratamento dos dados na Política de Privacidade de Aplicações Móveis.
-
Qual é o número de Utilizador do serviço de Online Banking?
O número de Utilizador é o seu número de identificação (B.I. ou C.C.). Se precisar de ajuda para aceder ao serviço de Banca à Distância poderá contactar a linha de apoio do ABANCA através do contacto: +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00.
-
Como posso aderir ao serviço de Online Banking
A adesão ao serviço pode ser solicitada em qualquer um dos balcões do ABANCA e é feita de imediato. Só tem que assinar a documentação necessária e ser-lhe-á atribuido um número de utilizador e um PIN.
Se ainda não sabe onde pode encontrar um balcão ABANCA consulte a nossa lista de balcões e dirigir-se ao que lhe for mais próximo.
A adesão ao serviço de online banking é segura e todas as operações bancárias que efectuar exigem a adição de um código de segurança.
Se necessitar de mais informações poderá sempre falar com o/a seu/sua gestor/a de conta que lhe explicará tudo no momento da adesão a este serviço. Se ainda tem dúvidas sobre o que é o Online Banking, consulte a seguinte página respetiva aqui.
-
Bloqueei sem querer o meu acesso ao serviço de Online Banking. Como posso desbloquear e voltar a utilizar o serviço?
Temos todo o gosto em desbloquear o seu acesso no imediato, bastando para tal ligar para a linha de apoio do ABANCA através do contacto: +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00.
-
Qual o limite de operações do serviço de Online Banking?
O limite diário de operações, por razões de segurança, é ajustado pelo seu Gestor aquando da contratação do serviço. Contudo, caso pretenda posteriormente a alteração do limite pré-definido, poderá solicitá-lo igualmente junto do seu Gestor de Conta.
-
Esqueci-me do meu PIN de acesso ao Online Banking. Como posso solicitar um novo?
Teremos todo o gosto em proceder à emissão de um novo PIN. Solicite-o através do telefone +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00. Em alternativa pode também solicitá-lo em qualquer um dos nossos balcões em Portugal.
-
No Serviço de Banca à Distância posso ver as minhas contas de Portugal e Espanha?
Para poder aceder às contas em ambos países necessita de contratar este serviço em cada um deles, já que funcionam com acessos distintos.
Para contratar o serviço da Banca Eletrónica de Espanha pode aceder através de internet www.abanca.com ou através do número de telefone: 0034 981 910 534 entre as 8h00 e às 20h00.
-
Como posso aceder à minha Banca à Distância?
Pode conectar-se à Banca à Distância do ABANCA: Instalando no seu telemóvel ou tablet, a APP de Mobile Banking do ABANCA para Android e iOS; conectando-se ao www.abanca.pt ou contactando o +351 21 000 13 00 (em Portugal ou no estrangeiro), dias úteis entre as 08h30 e as 20h00. Será necessário introduzir o seu número de “Cartão de Cidadão” e o seu código PIN. Se não tem o PIN, poderá solicitá-lo junto do seu balcão ABANCA.
-
Se tiver os códigos da Banca à Distância, posso também utilizar o Mobile Banking?
Sim, os códigos de acesso são os mesmos. Para utilizar a Banca no telemóvel, apenas tem de instalar a aplicação no seu smartphone. Poderá também fazê-lo a partir da AppStore do seu telemóvel (Apple, Android) procurando por ABANCA Portugal.
-
Quais são as vantagens de usar a “E-correspondência”?
A principal vantagem é que deixará de receber cartas na sua morada. Terá à disposição todos os comprovativos e extratos na sua Banca à Distância e Mobile Banking. Poderá consultá-los ou imprimi-los sempre que precisar.
-
Como posso guardar uma operação nos "Meus favoritos" no Mobile Banking?